Marketing Pessoal – 5 dicas para se diferenciar

Neste artigo você entenderá como se diferencial no seu mercado lançando mão de 5 dicas práticas sobre marketing pessoal.

Pense no mundo em que vivemos. Desde sempre usamos o termo mercado para diversas definições: mercado de alimentos, de ações, de trabalho e vários outros. 

Dentre as diversas definições de mercado de trabalho temos:

“associa aqueles que oferecem força de trabalho àqueles que a procuram, em um sistema típico de mercado onde se negocia a fim de determinar os preços e as quantidades a transacionar”. 

No mercado de produtos o que diferencia, principalmente, um bem de consumo do outro é o preço, a qualidade e a estratégia de marketing por trás da venda. Até aqui, nenhuma novidade!

Mas e no mercado de trabalho? O que diferencia um profissional do outro? 

Digamos que duas pessoas sejam colegas de classe na faculdade. Ambas se formam e entram como estagiarias em uma mesma empresa.  Ao longo de 10 anos uma passou por diversos cargos e cresceu verticalmente, chegando à diretoria. 

Já a outra, não seguiu o mesmo caminho e se sente injustiçada por isso. É obvio que há inúmeros fatores que podem favorecer ou desfavorecer o desenvolvimento profissional de cada um. Neste artigo focaremos em um diferencial específico: marketing pessoal.

Ambas possuíam um excelente conhecimento técnico, uma das habilidades presente no mundo dos “hard skills”. Apenas uma delas percebeu que seu maior diferencial estaria na forma como os outros a viam. Em outras palavras, como ela se vendia nesse mercado.

Essa é uma das habilidades que se enquadram como “soft skills”. 

Seguem as 5 dicas que te ajudarão a construir um marketing pessoal diferenciado:

  1. Aceitação: aceite que, quando o assunto é marketing pessoal, a forma pode ser mais importante que o conteúdo. Já que o recheio precisa se conectar assertivamente com o público alvo.
  2. Deixe sua marca: Crie rótulos pessoais positivos para que você se torne a refecia em assuntos ou situações específicas.
  3. Invista em sua rede de contatos: use seu networking sabiamente. Parece clichê falar sobre esse tema, mas você já sentiu na pele a importância do QI (Quem Indica)?
  4. Saia do modo automático: quando for convidado a uma reunião participe e contribua sempre que possível. Não esteja de corpo presente apenas.

Nós viemos do mundo corporativo e por algumas vezes vivenciamos situações em que pensamos: aquele cara é fraco, mas se vende bem! Ou, aquela pessoa é ótima, mas não sabe se vender! 

Pois é, a forma como você é visto(a) e deixa sua marca pode ser o motivo do seu sucesso ou fracasso profissional. 

Ninguém gosta da pessoa que sabe tudo e transmite um ar de superioridade. Por outro lado, todo mundo ama aquela que, pode até estar aprendendo, mas se relaciona bem e é reconhecida por onde passa. 

Esqueça um pouco o que pensa de si mesmo(a) e reflita: como as pessoas te enxergam hoje?

Se você fosse uma mercadoria, você se compraria ou seria trocada pela concorrência?

Criamos a IKME pra te ajudar a potencializar ainda mais seus diferenciais através de suas atitudes. 

Faça a diferença de um jeito original!

#VEMCOMAIKME

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Translate IKME