Você já se perguntou “será que sou um profissional inovador” ou “Como faço para encontrar pessoas inovadoras para minha organização” ou , “como posso me tornar mais inovador e competitivo para o mercado”?
Neste artigo vamos falar sobre isto. Há algum tempo estas perguntas têm sido cada vez mais frequentes por líderes e times, já que a inovação e criatividade são algumas das habilidades mais procuradas e que trazem vantagem competitiva para pessoas e organizações.
É como se fosse o “ingrediente secreto” das organizações que mais crescem.
O que Steve Jobs da Apple, Jeff Bezos da Amazon e Elon Musk da Tesla têm como características chave que os tornam tão inovadores?
A Harvard Business Review fez um estudo de seis anos para descobrir as origens das estratégias de negócios criativas – e muitas vezes disruptivas – em empresas particularmente inovadoras e olhar profundamente as mentes de empreendedores inovadores examinando quando e como eles surgiram com as ideias sobre as quais seus negócios foram construídos.
Assim, estudaram os hábitos de 25 empreendedores inovadores e entrevistamos mais de 3.000 executivos e 500 pessoas que haviam iniciado empresas inovadoras ou inventado novos produtos.
Alguns resultados bem intrigantes da pesquisa:
-> Na maioria das empresas, os principais executivos não se sentem pessoalmente responsáveis por apresentar inovações estratégicas, mas sim por facilitar o processo de inovação.
-> Empreendedores inovadores (que também são CEOs) investem 50% mais tempo em atividades de descoberta do que CEOs sem histórico de inovação.
-> Os executivos seniores das empresas mais inovadoras – 15% da amostra do estudo da HBR – não delegam trabalho criativo. Eles fazem isso sozinhos.
A pesquisa mostrou 5 habilidades de descoberta que destacam os executivos mais criativos que juntas constituem o chamado “DNA do inovador”. A boa notícia: você não precisa ter nascido com isto, já que estas características podem e DEVEM ser desenvolvidas.
Vamos conhecê-las?
1. Associação:
Capacidade de conectar com sucesso questões, problemas ou ideias aparentemente não relacionadas de diferentes campos. Quanto mais diversificada for nossa experiência e conhecimento, mais conexões o cérebro pode fazer. Novas entradas desencadeiam novas associações; para alguns, isso leva a novas ideias. Como Steve Jobs dizia com frequência, “Criatividade é conectar coisas”.
As empresas mais inovadoras do mundo têm sucesso ao sincronizar as associações divergentes de várias pessoas.
Por exemplo: Steve Jobs é capaz de gerar ideia após ideia porque passou a vida inteira explorando coisas novas e não relacionadas – a arte da caligrafia, práticas de meditação em um ashram indiano, os detalhes finos de um Mercedes-Benz entre outros.
Quanto mais exercitamos o cérebro para compreender, categorizar e armazenar novos conhecimentos, mais automático se torna a associação natural dos fatores.
2. Questionamento:
Já ouviu a frase: “É mais importante fazer a pergunta certa do que ter a resposta certa?”. Os inovadores constantemente fazem perguntas que desafiam o pensamento comum, como afirma o presidente do Grupo Tata, Ratan Tata, “questionam o inquestionável”.
Michael Dell disse que sua ideia para fundar a Dell Computer surgiu de sua própria pergunta: por que um computador custava cinco vezes mais que a soma de suas partes? “Eu desmontaria os computadores e observaria que US$ 600 em peças foram vendidas por US$ 3.000.”
“Os profissionais inovadores se divertem estragando o status quo. Eles não aguentam e passam uma quantidade enorme de tempo pensando em como mudar o mundo. Se perguntam com frequência “E se fizéssemos isto, o que aconteceria?”
MEG WHITMAN, EX-CEO DO EBAY, QUE TRABALHOU DIRETAMENTE COM VÁRIOS EMPREENDEDORES INOVADORES, INCLUINDO FUNDADORES DO EBAY, PAYPAL E SKYPE
Ao refletir sobre a questão, ele encontrou seu modelo de negócios revolucionário.
Por isso, Pergunte com frequência: “por que”, “porque não”, e “e se”!
3. Observação:
Os inovadores observam profundamente acontecimentos comuns, principalmente o comportamento de clientes em potencial, fornecedores e outras empresas.
O objetivo é extrair insights sobre novas maneiras de fazer as coisas. Ratan Tata teve a inspiração que o levou ao carro mais barato do mundo ao observar a situação de uma família de quatro pessoas embalada em uma única scooter motorizada.
Após anos de desenvolvimento de produtos, o Tata Group lançou em 2009 o Nano de US $ 2.500 usando um método de produção modular que pode interromper todo o sistema de distribuição de automóveis na Índia.
Os observadores tentam todos os tipos de técnicas para ver o mundo sob uma perspectiva diferente.
4. Experimentação:
Profissionais inovadores experimentam ativamente novas ideias criando protótipos e lançando pilotos. Como disse Thomas Edison, também conhecido como O Feiticeiro de Menlo Park: “Não falhei. Simplesmente encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.”
Ao contrário dos observadores, que observam intensamente o mundo, os experimentadores constroem experiências interativas e tentam provocar respostas não tradicionais para testar o impacto.
Muitas vezes isto pode começar bem jovens. Temos as histórias incríveis de Jeff Bezos que desmontou seu berço quando era uma criança e Steve Jobs fez o mesmo com seu Sony Walkman para ver o que tinha dentro e entender como funcionava.
Bezos vê a experimentação como tão crítica para a inovação que a institucionalizou na Amazon.
“Eu incentivo nossos funcionários a irem por becos sem saída e experimentar”, diz Bezos. “Se conseguirmos descentralizar os processos para que possamos fazer muitos experimentos sem ser muito caros, teremos muito mais inovação.”
5. Networking
É crucial dedicar tempo e energia para encontrar e testar ideias por meio de uma rede de contatos.
Os profissionais inovadores se esforçam para encontrar pessoas com diferentes tipos de ideias e perspectivas para ampliar seus próprios domínios de conhecimento e para isso fazem um esforço consciente para sair da sua zona de conforto e se expor.
A vulnerabilidade tem um papel importantíssimo aqui.
Para te ajudar no seu dia a dia a desenvolver tudo isto de uma forma prática, aqui vão 14 dicas para potencializar seu DNA inovador.
Pode ser que você já faça muitas delas!
Dica 1: De todas, a habilidade mais importante a praticar é o questionamento. Pergunte mais “Por que” e “Por que não”
Dica 2: Faça perguntas que imponham e eliminem restrições
Dica 3: Gaste 15 a 30 minutos por dia escrevendo 10 novas perguntas que desafiem o status quo em sua empresa ou setor.
Dica 4: Observe como certos clientes experimentam um produto ou serviço em seu ambiente natural
Dica 5: Passe um dia inteiro observando cuidadosamente as “tarefas” que os clientes estão tentando realizar. Tente não fazer julgamentos sobre o que você vê.
Dica 6: Siga o exemplo de Richard Branson e adquira o hábito de tomar notas aonde quer que vá. Ou siga o de Jeff Bezos: “Eu tiro fotos de inovações realmente ruins”, ele disse, “das quais existem várias”.
Dica 7: Veja conscientemente o trabalho e a vida com uma mentalidade de teste de hipóteses. Participe de seminários ou cursos de educação executiva sobre tópicos fora de sua área de especialização
Dica 8: Desmonte um produto ou processo de seu interesse
Dica 9: Leia livros que pretendem identificar tendências emergentes.
Dica 10: Quando você viajar, não perca a oportunidade de aprender sobre os diferentes estilos de vida e comportamento local.
Dica 11: Desenvolva novas hipóteses a partir do conhecimento que você adquiriu e teste-as na busca por novos produtos ou processos.
Dica 12: Entenda que aprender por meio do fracasso é valioso e contribui muito para a construção de uma cultura inovadora.
Dica 13: Entre em contato com as cinco pessoas mais criativas que você conhece e peça que compartilhem o que fazem para estimular o pensamento criativo.
Dica 14: Encontre novas pessoas de diversas funções, empresas, setores ou países. Faça com que eles falem sobre suas ideias inovadoras e peça feedback sobre as suas.
Em linhas gerais, vulnerabilidade, coragem, mente aberta e acima de tudo, mentalidade de crescimento têm um papel fundamental aqui.