A inovação está no seu DNA. Saiba como desenvolvê-la já!

A inovação está no seu DNA. Saiba como desenvolvê-la já!

Você já se perguntou “será que sou um profissional inovador” ou “Como faço para encontrar pessoas inovadoras para minha organização” ou , “como posso me tornar mais inovador e competitivo para o mercado”?

Neste artigo vamos falar sobre isto. Há algum tempo estas perguntas têm sido cada vez mais frequentes por líderes e times, já que a inovação e criatividade são algumas das habilidades mais procuradas e que trazem vantagem competitiva para pessoas e organizações.

É como se fosse o “ingrediente secreto” das organizações que mais crescem.

O que Steve Jobs da Apple, Jeff Bezos da Amazon e Elon Musk da Tesla têm como características chave que os tornam tão inovadores?

Harvard Business Review fez um estudo de seis anos para descobrir as origens das estratégias de negócios criativas – e muitas vezes disruptivas – em empresas particularmente inovadoras e olhar profundamente as mentes de empreendedores inovadores examinando quando e como eles surgiram com as ideias sobre as quais seus negócios foram construídos.

Assim, estudaram os hábitos de 25 empreendedores inovadores e entrevistamos mais de 3.000 executivos e 500 pessoas que haviam iniciado empresas inovadoras ou inventado novos produtos.

Alguns resultados bem intrigantes da pesquisa:

-> Na maioria das empresas, os principais executivos não se sentem pessoalmente responsáveis ​​por apresentar inovações estratégicas, mas sim por facilitar o processo de inovação.

-> Empreendedores inovadores (que também são CEOs) investem 50% mais tempo em atividades de descoberta do que CEOs sem histórico de inovação.

-> Os executivos seniores das empresas mais inovadoras – 15% da amostra do estudo da HBR – não delegam trabalho criativo. Eles fazem isso sozinhos.

A pesquisa mostrou 5 habilidades de descoberta que destacam os executivos mais criativos que juntas constituem o chamado “DNA do inovador”. A boa notícia: você não precisa ter nascido com isto, já que estas características podem e DEVEM ser desenvolvidas.

Vamos conhecê-las?

1. Associação:

Capacidade de conectar com sucesso questões, problemas ou ideias aparentemente não relacionadas de diferentes campos. Quanto mais diversificada for nossa experiência e conhecimento, mais conexões o cérebro pode fazer. Novas entradas desencadeiam novas associações; para alguns, isso leva a novas ideias. Como Steve Jobs dizia com frequência, “Criatividade é conectar coisas”.

As empresas mais inovadoras do mundo têm sucesso ao sincronizar as associações divergentes de várias pessoas.

Por exemplo: Steve Jobs é capaz de gerar ideia após ideia porque passou a vida inteira explorando coisas novas e não relacionadas – a arte da caligrafia, práticas de meditação em um ashram indiano, os detalhes finos de um Mercedes-Benz entre outros.

Quanto mais exercitamos o cérebro para compreender, categorizar e armazenar novos conhecimentos, mais automático se torna a associação natural dos fatores.

2. Questionamento:

Já ouviu a frase: “É mais importante fazer a pergunta certa do que ter a resposta certa?”. Os inovadores constantemente fazem perguntas que desafiam o pensamento comum, como afirma o presidente do Grupo Tata, Ratan Tata, “questionam o inquestionável”.

Michael Dell disse que sua ideia para fundar a Dell Computer surgiu de sua própria pergunta: por que um computador custava cinco vezes mais que a soma de suas partes? “Eu desmontaria os computadores e observaria que US$ 600 em peças foram vendidas por US$ 3.000.”

“Os profissionais inovadores se divertem estragando o status quo. Eles não aguentam e passam uma quantidade enorme de tempo pensando em como mudar o mundo. Se perguntam com frequência “E se fizéssemos isto, o que aconteceria?”

MEG WHITMAN, EX-CEO DO EBAY, QUE TRABALHOU DIRETAMENTE COM VÁRIOS EMPREENDEDORES INOVADORES, INCLUINDO FUNDADORES DO EBAY, PAYPAL E SKYPE

Ao refletir sobre a questão, ele encontrou seu modelo de negócios revolucionário.

Por isso, Pergunte com frequência: “por que”, “porque não”, e “e se”!

3. Observação:  

Os inovadores observam profundamente acontecimentos comuns, principalmente o comportamento de clientes em potencial, fornecedores e outras empresas.

O objetivo é extrair insights sobre novas maneiras de fazer as coisas. Ratan Tata teve a inspiração que o levou ao carro mais barato do mundo ao observar a situação de uma família de quatro pessoas embalada em uma única scooter motorizada.

Após anos de desenvolvimento de produtos, o Tata Group lançou em 2009 o Nano de US $ 2.500 usando um método de produção modular que pode interromper todo o sistema de distribuição de automóveis na Índia.

Os observadores tentam todos os tipos de técnicas para ver o mundo sob uma perspectiva diferente.

4. Experimentação:

Profissionais inovadores experimentam ativamente novas ideias criando protótipos e lançando pilotos. Como disse Thomas Edison, também conhecido como O Feiticeiro de Menlo Park: “Não falhei. Simplesmente encontrei 10.000 maneiras que não funcionam.”

Ao contrário dos observadores, que observam intensamente o mundo, os experimentadores constroem experiências interativas e tentam provocar respostas não tradicionais para testar o impacto.

Muitas vezes isto pode começar bem jovens. Temos as histórias incríveis de Jeff Bezos que desmontou seu berço quando era uma criança e Steve Jobs fez o mesmo com seu Sony Walkman para ver o que tinha dentro e entender como funcionava.

Bezos vê a experimentação como tão crítica para a inovação que a institucionalizou na Amazon.

“Eu incentivo nossos funcionários a irem por becos sem saída e experimentar”, diz Bezos. “Se conseguirmos descentralizar os processos para que possamos fazer muitos experimentos sem ser muito caros, teremos muito mais inovação.”

5. Networking

É crucial dedicar tempo e energia para encontrar e testar ideias por meio de uma rede de contatos.

Os profissionais inovadores se esforçam para encontrar pessoas com diferentes tipos de ideias e perspectivas para ampliar seus próprios domínios de conhecimento e para isso fazem um esforço consciente para sair da sua zona de conforto e se expor.

vulnerabilidade tem um papel importantíssimo aqui.

Para te ajudar no seu dia a dia a desenvolver tudo isto de uma forma prática, aqui vão 14 dicas para potencializar seu DNA inovador.

Pode ser que você já faça muitas delas!

Dica 1: De todas, a habilidade mais importante a praticar é o questionamento. Pergunte mais “Por que” e “Por que não”

Dica 2: Faça perguntas que imponham e eliminem restrições

Dica 3: Gaste 15 a 30 minutos por dia escrevendo 10 novas perguntas que desafiem o status quo em sua empresa ou setor.

Dica 4: Observe como certos clientes experimentam um produto ou serviço em seu ambiente natural

Dica 5: Passe um dia inteiro observando cuidadosamente as “tarefas” que os clientes estão tentando realizar. Tente não fazer julgamentos sobre o que você vê.

Dica 6: Siga o exemplo de Richard Branson e adquira o hábito de tomar notas aonde quer que vá. Ou siga o de Jeff Bezos: “Eu tiro fotos de inovações realmente ruins”, ele disse, “das quais existem várias”.

Dica 7: Veja conscientemente o trabalho e a vida com uma mentalidade de teste de hipóteses. Participe de seminários ou cursos de educação executiva sobre tópicos fora de sua área de especialização

Dica 8: Desmonte um produto ou processo de seu interesse

Dica 9: Leia livros que pretendem identificar tendências emergentes.

Dica 10: Quando você viajar, não perca a oportunidade de aprender sobre os diferentes estilos de vida e comportamento local.

Dica 11: Desenvolva novas hipóteses a partir do conhecimento que você adquiriu e teste-as na busca por novos produtos ou processos.

Dica 12: Entenda que aprender por meio do fracasso é valioso e contribui muito para a construção de uma cultura inovadora.

Dica 13: Entre em contato com as cinco pessoas mais criativas que você conhece e peça que compartilhem o que fazem para estimular o pensamento criativo.

Dica 14: Encontre novas pessoas de diversas funções, empresas, setores ou países. Faça com que eles falem sobre suas ideias inovadoras e peça feedback sobre as suas.

Em linhas gerais, vulnerabilidade, coragem, mente aberta e acima de tudo, mentalidade de crescimento têm um papel fundamental aqui.

Estes são os ingredientes que farão toda a diferença para você se tornar um profissional mais inovador. Que tal começar já?

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