O futuro já chegou! Mas o que exatamente isso quer dizer em termos de power skills e comportamento?
Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo, ambíguo), BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) e muitos ainda por vir…
Estamos vivendo em uma era de alta velocidade de mudanças, incertezas, complexidade, tecnologia, novos comportamentos e valores.
O que é necessário para se destacar em um ambiente como este?
Novas habilidades e a ressignificação das existentes.
O estudo do World Economic Forum de 2021 mostrou um comparativo entre as habilidades mais demandadas pré e pós pandemia para entendermos essa transição de uma forma mais clara e assim, direcionar nosso desenvolvimento.
Em 2018-2019 a lista era composta pelo seguinte ranking:
- Inovação
- Pensamento analítico
- Criatividade
- Atenção a detalhes
- Inteligência emocional
Desde 2020, economistas, líderes empresariais e psicólogos vêm trabalhando os efeitos de longo prazo desse evento global no mundo do trabalho, mas a macro habilidade e suas vertentes (que de longe já é a mais exigida nesta retomada) tem sido a capacidade de “autogestão” no contexto híbrido e remoto.
Sem a supervisão pessoal que o local de trabalho oferece ao gerenciamento, espera-se que os profissionais adotem um maior nível de disciplina e propriedade de tarefas.
Além disso, à medida em que trabalhamos em casa, são grandes os desafios para separar emprego e vida cotidiana e para muitos se torna um “dia de trabalho de 24 horas”.
Tendo este novo cenário em conta, a nova lista de habilidades mais necessárias é a seguinte:
- Habilidades de comunicação
- Definição de estratégias
- Atenção plena
- Gentileza
- Escuta Ativa
É crucial que os profissionais tenham essa informação e de fato façam algo para se adaptar e se reinventar, já que a evolução não vai parar.
“A cada ano, o número de habilidades necessárias para uma única posição aumenta em 10%. Além disso, estas características estão se tornando altamente perecíveis. 30% das habilidades exigidas em 2018 já eram irrelevantes em 2021.”
World Economic Forum
Vamos entender a evolução de alguns comportamentos?
O que significava Comunicação Assertiva há 10 anos atrás já não tem mais o mesmo sentido do que é hoje. Novos canais de conexão entre pessoas surgiram, o tempo ficou mais escasso e assim, o valor agregado das palavras selecionadas em cada conversa precisa ser altíssimo para sermos ouvidos.
Mensagens que antes podiam ser passadas sem pressa eram geralmente consideradas assertivas quando o objetivo era atingido.
Hoje, comprovadamente, no topo do ranking dos discursos mais assertivos encontra-se a habilidade de sintetizar de maneira poderosa vários elementos de uma conversa em até 3 minutos.
Sim, este é o tempo necessário para se ganhar (ou não) a Atenção Plena do seu interlocutor nos dias de hoje.
O que significava Foco no Cliente e Sentimento de Dono por organizações também mudou para acompanhar novos comportamentos e exigências dos consumidores.
A Empatia se tornou uma das habilidades mais importantes em um mundo onde a saúde mental se tornou um tema de relevância global, principalmente no ambiente corporativo.
A liderança transformacional e humana se destaca através de multiplicadores do Pensamento Inovador, do Questionamento Construtivo e por inspirar pessoas a cuidarem de pessoas.
Por isto se questione:
Como estou me adaptando a tudo isto? Como tenho acompanhado estas mudanças externas para me reinventar internamente e obter vantagem competitiva para minha carreira e organização?
Nossas dicas para você se adaptar rapidamente e sair na frente:
- Converse com pessoas de outras áreas de atuação e segmentos
- Leia sobre temas diversos fora da sua zona de conhecimento
- Pesquise sobre as tendências de mercado dentro e fora do Brasil
- Tenha humildade para entender que sempre precisaremos aprender coisas novas e o que te trouxe até aqui não necessariamente te levará adiante
- Desenvolva habilidades técnicas e comportamentais de acordo com o que enxergar necessário
- Tenha um(a) mentor(a), conselheiro(a), alguém que você admira por ter chegado aonde chegou e tenha conversas regulares para troca de perspectivas e aprendizado contínuo
- Fale com seu gestor sobre o seu plano de desenvolvimento e inclua nele as habilidades que precisa desenvolver de acordo com seus objetivos de carreira
Hoje desbravamos o caminho para a cultura que precisamos amanhã.
Para estar a frente de concorrentes antigos e novos, as organizações precisam investir nos seus profissionais e estes precisam buscar formas de evoluir.
Chegou a hora de mudar o jogo e deixar seu legado.